Uma empresa não pode ter sucesso e, em alguns casos, nem sobreviver se não for viável. Por isso, começar uma empresa sem fazer a análise de viabilidade prévia é muito arriscado. Sim, qualquer novo projeto sempre traz consigo um risco – já que é impossível saber, com total certeza, se o investimento vai dar certo. Porém, a análise de viabilidade ajuda a reduzir esse risco.
A análise de viabilidade econômica e financeira é um estudo para avaliar se o investimento em uma determinada atividade é viável ou não. Em outras palavras, essa análise compara o investimento demandado com os retornos que ele pode gerar, para decidir se vale a pena dar o passo seguinte no projeto.
A viabilidade financeira estabelece uma relação entre o investimento total necessário para iniciar o projeto (capital inicial), os custos correntes fixos e variáveis para mantê-lo, e os rendimentos que ele pode gerar com o tempo. Se os gastos forem menores que as potenciais receitas dentro de um certo período de tempo, e essas receitas forem sustentáveis, o projeto é viável financeiramente.
Enquanto isso, a viabilidade econômica analisa as vantagens e benefícios do projeto. Ao contrário da viabilidade financeira, que apenas analisa verticalmente o investimento e a potencial lucratividade do projeto, a viabilidade econômica possui um escopo mais horizontal e comparativo. Sendo assim, ela avalia como a atratividade do projeto em relação outras oportunidades com risco igual ou menor.
Provavelmente, nada disso é uma novidade para qualquer empreendedor ou gestor bem preparado. No entanto, entender a importância da análise de viabilidade na teoria não é o mesmo que saber realizar essa análise na prática. De fato, são poucos os que sabem como fazer.
Para fazer uma análise de viabilidade, é preciso estimar as receitas do projeto, assim como o investimento necessário, os custos e as despesas, e até mesmo o fluxo de caixa projetado. Fazer esses cálculos já não é tão simples em um caso real, imagine a complexidade quando você trabalha apenas com cenários possíveis. Não à toa, é prática comum buscar uma consultoria para desenvolver a análise.
A USX Consulturia realiza toda a análise de viabilidade econômica e financeira da empresa e, ainda, colabora com o planejamento para captação de recursos junto aos bancos públicos, BNDES, Caixa Econômica e BB. Veja algumas áreas em que a USX vai lhe ajudar:

  • Identificação de oportunidades fiscais e previdenciárias;
  • Automação de processos;
  • BPO Tributário;
  • Revisão (compliance) dos procedimentos contábeis, fiscais e previdenciários.